Tuesday, August 16, 2011

Sufocados no trânsito

As autoridades municipais e de trânsito precisam agir com rapidez antes que tenham mais carros que gente nas ruas das cidades do Grande ABC. Segundo informações da imprensa local, baseados em dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a frota de veículos do ABC cresceu nove vezes mais do que a população na década.
Enquanto o número de habitantes cresceu em 194.413 pessoas nos últimos dez anos, no mesmo período as ruas de nossas cidades receberam mais 580.112 novos veículos.
Eis as últimas contas: somos  um total de 2.549.135 habitantes para um assustador número de 1.352.721 carros.
Se por um lado, tanto carro nos orgulha, pois afinal somos uma região que se especializou na produção de carros, inclusive com a fabricação das autopeças, é importante que a administração local mude o jeito de gerenciar o trânsito nas nossas cidades.
O que sabemos é que não podemos mais adiar uma solução qualquer. E precisamos, por exemplo, discutir com nossos vereadores e prefeituras os investimentos também inadiáveis no transporte público. Com mais alternativas de deslocamento até o emprego, por exemplo, as pessoas tenderão a deixar o carro em casa e a usá-lo, apenas, nos finais de semana.
Sob pena de estrangularmos nosso processo viário e termos que adotar uma solução radical que também não interessa a nenhum de nós.
Se você tiver alguma sugestão, por favor, envie para mim ou coloque nos comentários deste Blog. Vamos encaminhá-las para as respectivas prefeituras e para cada um dos nossos  vereadores. O que acha?
Adilson Torres dos Santos, o Sapão, diretor financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá

No comments:

Post a Comment