Wednesday, September 14, 2011

Sufocados no trânsito

Por Adilson Torres dos Santos, o Sapão
As autoridades municipais e de trânsito precisam agir com rapidez antes que tenham mais carros que gente nas ruas das cidades do Grande ABC. Segundo informações da imprensa local, baseados em dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a frota de veículos do ABC cresceu nove vezes mais do que a população na década.
Enquanto o número de habitantes cresceu em 194.413 pessoas nos últimos dez anos, no mesmo período as ruas de nossas cidades receberam mais 580.112 novos veículos.
Eis as últimas contas: somos um total de 2.549.135 habitantes para um assustador número de 1.352.721 carros.
Se por um lado, tanto carro nos orgulha, pois afinal somos uma região que se especializou na produção de carros, inclusive com a fabricação das autopeças, é importante que a administração local mude o jeito de gerenciar o trânsito nas nossas cidades.
Claro, que vai gerar reclamação todas e quaisquer atitudes adotadas. Sejam elas relacionadas com rodízio de veículos, como já acontece em São Paulo, ou com restrição de áreas centrais para a circulação dos veículos ou ainda com a reserva de locais para o estacionamento preferencial de veículos.
O que sabemos é que não podemos mais adiar uma solução qualquer. E precisamos, por exemplo, discutir com nossos vereadores e prefeituras os investimentos também inadiáveis no transporte público. E combinar tais iniciativas com algum tipo de restrição aos veículos.
Sob pena de estrangularmos nosso processo viário e termos que adotar uma solução radical que também não interessa a nenhum de nós.
Se você tiver alguma sugestão, por favor, envie para mim ou coloque nos comentários deste Blog. Vamos encaminhá-las para as respectivas prefeituras e para cada um dos nossos vereadores. O que acha?

No comments:

Post a Comment