Wednesday, September 28, 2011

Mais 20 dias de aula por ano ou período integral?

Por Adilson Torres dos Santos, o Sapão
Após o baixo desempenho das escolas públicas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado recentemente, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo estuda ampliar a jornada nas escolas com mais horas de aula por dia ou com mais dias letivos no ano - passando de 200 para 220 dias.
Os especialistas ouvidos pelos jornalistas do Portal Terra acham que 20 dias a mais não fariam muita diferença na formação dos alunos. E sugerem que se invista no período integral. O governo, claro, tende a adotar os 20 dias a mais. Daria para justificar os discursos e todos fingiriam que o País estava tentando melhorar a educação nas escolas públicas. Mas bastaria outro Enem para que as desculpas esfarrapadas caíssem por  terra.
Por isso, defendemos a adoção das escolas com período integral. O que pega é o custo. Mas até para isso há uma solução. Existe uma proposta de o governo brasileiro, em todos os níveis, investir 10% do PIB na Educação.
Atualmente, investimos 7%. Com a ampliação dos investimentos, mais um monitoramento de pais e mestres e da sociedade civil, para se evitar desvios e corrupção, talvez consigamos tirar dos discursos a tão sonhada Educação de qualidade nas escolas públicas brasileiras.
Enquanto nossos filhos e filhas passarem pelas escolas públicas e saírem sem saber o necessário para a sobrevivência, ainda estaremos sendo vítimas de uma política pública adotada na época da ditadura militar. E os governos que fingirem que resolvem a situação e nada fazerem continuarão cúmplices das políticas educacionais adotadas nos tempos da ditadura.
Os militares desmantelaram a escola pública e os filhos dos pobres, sem alternativa das escolas particulares, foram submetidos a essa humilhação. Portanto, se o governo brasileiro quer mesmo resgatar a Educação no País terá muito trabalho e muito investimento à frente. Um resgate que só será completo com a valorização e o respeito social pelos professores.

No comments:

Post a Comment